Laércio avalia que Lira vai destravar agenda de desenvolvimento do país
Deputado sergipano integrou coordenação da campanha do novo presidente da Câmara Política
Por Will Rodriguez, F5 News
Integrante do time de coordenação da campanha que venceu a disputa pela presidência da Câmara Federal, o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) avalia que a vitória expressiva do seu correligionário Arthur Lira (PP-AL) reflete o anseio da Casa Legislativa pela construção de uma agenda de desenvolvimento capaz de deflagrar um processo de recuperação do país nas esferas econômica e social.
O deputado alagoano, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), venceu a eleição com 302 votos, derrotando o seu principal adversário, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que obteve menos da metade da votação do progressista.
Ao assumir a presidência, Lira prometeu atuar com neutralidade e defendeu enfaticamente a construção de uma pauta emergencial para enfrentar os problemas sociais agravados pela pandemia do novo coronavírus. “Não me confundo com essa cadeira e jamais irei me confundir”, disse o presidente da Câmara, apontando ainda ser necessário “travar um debate com os demais poderes de forma transparente e coletiva”.
Na visão do deputado sergipano, o contexto atual exige uma somação de forças para que a Câmara assuma um perfil mais democrático e, sobretudo, focado em contribuir com a elaboração de propostas que permitam a superação do momento de crise.
“Os trabalhos parlamentares pautados no diálogo, respeitadas as controvérsias naturais da política democrática vivida na prática, tendem a caminhar com mais celeridade e eficiência. E Arthur Lira já demonstrou total disposição, equilíbrio e abertura para conduzir esse processo. Desta maneira, minha expectativa é que a Câmara possa apreciar com mais qualificação projetos muito importantes para o desenvolvimento do Brasil, nos aspectos social e econômico, a exemplo da já aprovada Lei do Gás, da qual tive a honra de ser relator”, pontuou Laércio Oliveira.
Em entrevista a uma emissora de rádio sergipana, ainda na manhã de segunda, Laércio havia projetado a vitória de Arthur Lira com mais de 300 votos. O fundamento, segundo o deputado, estava no fato de que as propostas de gestão apresentadas por Arthur Lira foram bem assimiladas até mesmo por integrantes de blocos oposicionistas, que abriram dissidência, como é o caso do DEM e do PSDB.
Semanas atrás, Lira esteve em Aracaju (SE) em reunião com parte da bancada federal, o governador Belivaldo Chagas (PSD) e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), durante a campanha pela presidência da Casa. No encontro, o agora presidente da Câmara ouviu as demandas do Estado e também expôs sua intenção de tratar como prioridades a PEC Emergencial, e as reformas administrativa e tributária.