O Senador do Emprego

Laércio quer atendimentos de call centers gratuitos e de qualidade

Compartilhe

Quem nunca abandonou uma ligação ao tentar resolver um problema com uma empresa aérea, de telefonia, financeira ou qualquer outro serviço depois de uma longa espera ouvindo gravações"  Esse é um problema que atinge milhões de brasileiros. Por isso, o deputado federal Laércio Oliveira (PR-SE) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga a manutenção, pelos fornecedores, de atendimento telefônico gratuito aos consumidores e veda a utilização de sistemas automatizados nesse atendimento.

O projeto também defende que o tempo máximo para o contato direto com o atendente não poderá ultrapassar um minuto, contado a partir do início da ligação telefônica.

O atendimento telefônico para os serviços de telefonia, energia, serviços financeiros, entre outros é disciplinado pelo decreto 6.523, de 2008, que não é cumprido. "Nessa lacuna regulatória, tem-se perpetuado a busca desenfreada pela redução de despesas no atendimento aos clientes à custa dos direitos dos consumidores. Não bastasse o quase total desaparecimento das linhas de contato gratuitas (0800), tem sido usual, igualmente, a substituição do atendimento pessoal aos consumidores por menus eletrônicos", disse o deputado.

O parlamentar lembra que além de transferir, mediante a cobrança das ligações, aos compradores de seus produtos e serviços os custos de manutenção dos sistemas de atendimento, os fornecedores eliminam milhares de postos de trabalho e dificultam, sobremaneira, a vida dos consumidores.

Compartilhe

Deixe um comentário