O Senador do Emprego

Laércio recebe comitiva de empresários chineses e defende potencial para exportações sergipanas

Compartilhe

Laércio Oliveira (PP-SE) recebeu em seu gabinete no Senado Federal uma comitiva de empresários brasileiros e chineses que atuam na cidade de Yiwu. O município na costa sudeste do país asiático é conhecido por comerciantes locais e estrangeiros por abastecer as lojas populares de todo o mundo com produtos “made in China”.
Durante a visita, o dirigente da Câmara de Fomento Internacional de Alagoas, Luiz André Barreto, convidou o senador Laércio Oliveira para visitar a China, receber uma comenda de Político Amigo de Yiwu e divulgar os produtos sergipanos no mercado asiático.
O senador defendeu o potencial para as exportações sergipanas e afirmou que governo do estado também deve formalizar um convite para os empresários chineses.
“É um momento especial poder recebê-los e aproveitar esta janela de oportunidades. Em visita ao nosso estado, nós poderemos trabalhar em conjunto para conjugar as potencialidades que temos em Sergipe em vários setores com a capacidade de investimento da China”.
O chinês Ji Zilin e o brasileiro Fábio Caliman disseram que abriram uma empresa em Yiwu para vender produtos ao Brasil e apoiar os brasileiros que vão ao local em busca de mercadorias populares, como canetas, bijuterias, óculos, bolsas, roupas e brinquedos. Os empresários explicaram que 66% dos itens de decoração natalina vendidos no mundo saem de lá e que os comerciantes viajam para a Yiwu ainda em abril para fazer as encomendas. Fábio Caliman disse que o objetivo da visita é intensificar as relações comerciais e abrir as portas da China para os produtos brasileiros e sergipanos.

Castanha de Itabaiana
Após receberem de presente e experimentarem a castanha de Itabaina oferecida pelo senador Laércio Oliveira, Ji Zilin agradeceu a hospitalidade e disse que a comitiva estava à vontade, mesmo a 18 mil quilômetros de casa.
“Estamos gostando muito daqui. Nosso país já tem uma relação comercial muito forte com o Brasil e quer comprar mais produtos e alimentos. As castanhas vendidas na China, por exemplo, são importadas da Tailândia”, explicou Zilin, que elogiou a alta qualidade e o sabor do produto sergipano.

Sobre Yiwu
A cidade chinesa de Yiwu concentra cinco megacentros de compras com uma área total de 5,5 milhões de metros quadrados e 75 mil lojas, por onde circulam diariamente 200 mil pessoas. Cerca de 500 mil estrangeiros visitam por ano o Centro Comercial Internacional de Yiwu.

Compartilhe

Deixe um comentário