O Senador do Emprego

Laércio Oliveira diz que Sergipe ganhará 90 creches na agenda do PAC 2

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) destacou a importância de Sergipe ganhar 90 creches em 31 municípios até 2016. Dessas 90, 11 já estão aprovadas.  Ele esteve no Palácio do Planalto quando foi feito o anúncio do programa de ampliação do setor que inclui a construção de quadras de educação física. Sergipe ganhará mais 45 e outras 40 já existentes serão cobertas. Ao todo serão construídas pelo governo federal 6.427 creches no Brasil. Dessas, 1.484 já foram iniciadas.

O plano faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e tem o objetivo de atingir as metas do Plano Nacional de Educação, que determina o atendimento de ao menos 50% das crianças em creches até 2020. Hoje, cerca de 20% contam com esse atendimento.

O deputado lembrou que muitas mães não têm onde deixar os filhos quando vão trabalhar, aliado a isso, é preciso que as crianças tenham acesso a educação de qualidade. "O caminho para o desenvolvimento do Brasil passa pela educação. E ela deve começar desde cedo. A inauguração dessas creches vai possibilitar que ainda mais brasileirinhos tenham boas oportunidades", afirmou o parlamentar.

"Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a educação. Nenhuma
ferramenta é mais decisiva do que ela para superar a pobreza e a
miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com
mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada. É hora de
investir ainda mais na formação e na remuneração de professores, de
ampliar o número de creches e pré-escolas no país", disse Laércio
Oliveira.

A presidente Dilma Rousseff explicou que a escolha dos municípios seguiu os critérios populacional e a capacidade de as prefeituras proverem creches e escolas. Ela informou que o governo federal irá ofertar os projetos e os editais e assegurar o custeio das unidades escolares até que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) passe a arcar com os custos, o que leva entre um ano e um ano e meio.

Compartilhe

Deixe um comentário