O Senador do Emprego

Laércio diz que atendimento em casa reduz risco de infecções

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) esteve no lançamento dos programas Melhor em Casa, que amplia o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS), e do SOS Emergências que visa melhorar a gestão e o atendimento nos 40 maiores prontos-socorros brasileiros.  A solenidade foi realizada na terça-feira 8, no Palácio do Planalto.

Sobre o Melhor em Casa, o parlamentar informou que serão atendidas em suas residências pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. "É importante destacar que com atendimento em casa, são reduzidos os riscos de infecções e pressões psicológicas nos hospitais", disse Laércio.

"A expectativa é que os investimentos cheguem a R$ 1 bilhão, que serão utilizados no custeio e manutenção dos serviços, como na compra de equipamentos e remédios. Em 2011 já serão repassados R$ 8,6 milhões aos estados e municípios", disse a presidente Dilma Roussef.

Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, cada equipe multidisciplinar será formada prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas e poderá atender, em média, 60 pacientes por mês. "Todos os municípios que tiverem cobertura do Samu e que tiverem uma retaguarda hospitalar que tenha pelo menos 60 leitos e UTI " que esse é o critério fundamental " poderão aderir ao Melhor em Casa", destacou Padilha.

Já o SOS Emergências será implantado inicialmente em 11 hospitais que possuem mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais por dia. Foram mapeadas as principais urgências do país, pela importância da rede, atendimento, cobertura da população.

Compartilhe

Deixe um comentário