Laércio homenageia Zé Peixe na Câmara dos Deputados
O deputado federal Laércio Oliveira homenageou Zé Peixe na tarde de hoje, 26, no Plenário da Câmara. Considerado uma figura lendária de Sergipe, Zé Peixe atuou como prático conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. "O inusitado em sua tarefa era que não precisava de barco de apoio para transportá-lo até o navio. Quando uma embarcação necessitava entrar na barra do Rio Sergipe, ele nadava até lá. Após conduzir o navio até o mar, ele saltava e voltava para a terra nadando", lembrou o parlamentar.
Zé Peixe se aposentou efetivamente há 5 anos, por conta da idade avançada e do Mal de Alzheimer, doença degenerativa que o acometeu. À época, recebeu a Medalha Almirante Tamandaré, uma das maiores honrarias concedidas pela Marinha do Brasil.
Zé Peixe foi criado em uma casa em frente ao rio Sergipe, na atual avenida Ivo do Prado próxima a Capitania dos Portos, onde vivia até hoje. Aprendeu a nadar com seus pais, e desde a infância brincava no rio ou o atravessava a nado para pegar os frutos dos cajueiros da outra margem.
"Aos 11 anos já era um exímio nadador, enquanto os outros meninos iam de canoa até a praia de Atalaia, ele ia a nado. Um dia o comandante da Marinha Aldo Sá Brito de Souza estava desembarcado na Capitania dos Portos pois sua âncora tinha enganchado no fundo do rio, e ao observar a destreza do garoto José Martins, o apelidou de Zé Peixe.", disse o deputado.