Laércio Oliveira defende o fim do fator previdenciário
Nas reuniões de bancada do Partido da Solidariedade, os deputados definiram que a luta pelo fim do Fator Previdenciário vai ser uma das principais bandeiras de atuação. O deputado federal Laércio Oliveira (SDD/SE) lembrou que acabar com o Fator Previdenciário tem tudo a ver com a perspectiva do Governo de distribuir renda. “porque ele penaliza especialmente aquela faixa econômica dos que começam a trabalhar mais cedo. Leia-se: os de menor poder aquisitivo”, disse.
Na reunião desta terça-feira, 15, os deputados do partido da Solidariedade discutiram projetos que tratam sobre o assunto. Os parlamentares vão estudar o tema para definir qual será a melhor proposta. O deputado federal Paulinho da Força (SDD/SP) afirmou que o debate carece da análise racional sobre diversos pontos.
O governo alega que a eliminação do fator previdenciário pode resultar em uma perda acumulada da ordem de R$ 2 bilhões anuais para a Previdência Social, montante necessário ao ajuste dos benefícios concedidos a homens e mulheres que, respectivamente, se aposentam abaixo dos 65 anos e dos 60 anos.
Vários especialistas já questionaram se a Previdência é mesmo deficitária. O que muitos estudos já apontaram é que, embora se verifiquem saldos positivos nas contas da seguridade social em que se inclui a Previdência -, estes terminam utilizados para fins alheios a ela, a exemplo de aumentar o superávit fiscal da União e pagar despesas referentes à folha de inativos e pensionistas de outros ministérios.
Economistas sérios e gabaritados alegam ainda que, no passado, se acumularam verbas previdenciárias de grande monta, mas, ao invés de se destinarem a financiar os benefícios atuais, findaram alocadas para viabilizar obras da magnitude da Hidrelétrica de Itaipu, da Ponte Rio-Niterói e da Usina Nuclear de Angra dos Reis, dentre outras.
“Está mais do que na hora de cobrarmos dos nossos pares um debate sólido e sensato sobre o tema. Acho que o Solidariedade deve se unir pra pressionar o Congresso a votar esse importante projeto que vai mudar muito a vida dos aposentados brasileiros”, disse o deputado Augusto Coutinho.