“A cada dia aprendo mais sobre a agricultura familiar e me apaixono”, diz Laércio, durante evento sobre Selo de Identificação para agricultura familiar
O deputado federal Laércio Oliveira participou da Oficina sobre o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e Cadastramento com cooperativas e associações para os produtos comercializados pelos agricultores familiares. O evento aconteceu no auditório do Sebrae, em Aracaju, na última sexta-feira, dia 18.
O Selo foi criado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e segundo a coordenadora do Sipaf e responsável pelas oficinas, Simone Barreto, a ideia é divulgar a política e aumentar o número de selos nos estados. Sergipe foi o terceiro estado a receber essas oficinas, sendo o Rio de Janeiro, o primeiro, e o Amazonas, o segundo. Na ocasião foram discutidas as vantagens, quais benefícios estão atrelados e que tipo de reconhecimento o Selo traz para os agricultores familiares e os produtos produzidos pelo setor, além explicar sobre os procedimentos necessários para obter e utilizar o Selo.
“A agricultura familiar é a grande responsável pela produção da maioria dos alimentos consumidos por nós, todos os dias, e muitas vezes nem percebemos. Então, com o Selo esses produtos do agricultor familiar serão mais vistos pela população, e as pessoas saberão que vão levar para casa um produto certificado e com mais qualidade, já que passou por todos os procedimentos para conseguir o Selo”, explica a coordenadora do Sipaf, Simone Barreto.
“A cada dia aprendo mais sobre a agricultura familiar e me apaixono. Saber que quase todos os alimentos vem do trabalho deles no campo, isso nos motiva a querer aprender mais todos os dias. Esse Selo criado pela Sead faz com que o agricultor se qualifique e passe pelos critérios para adquirir o Selo. Assim, o agricultor familiar terá em seus produtos comercializados uma identificação e fará com que as pessoas saibam que estão comprando um produto com mais qualidade e higiene. É uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar em Sergipe”, explanou o deputado Laércio.
“A Sead, que é responsável pelo Selo, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) que tem um trabalho desenvolvido na área de agricultura familiar, se une para realizar essa oficina, mostrando a importância da qualidade dos produtos. A Delegacia da Sead em Sergipe entende que em todas as ações é necessária que tenha parcerias como esta em prol de realizar ações com o foco no agricultor familiar”, explicou o Delegado Federal da Sead em Sergipe, Haroldo Araújo.
O evento teve a participação de agricultores familiares, sindicatos, presidentes de associações e cooperativas, dos superintendes do Sebrae, Emanoel Silveira Sobral, e do Incra-SE, Pedro Lacerda, além de técnicos do Sebrae e da Sead.