O Senador do Emprego

Laércio debate investimentos em Petróleo e Gás com Governo do RJ, IBP e ExxonMobil

Compartilhe

No Rio de Janeiro, o deputado federal Laércio Oliveira tem participado essa semana de uma série de agendas que no segundo dia de atividades contou com importantes passos para a atração de investimentos para Sergipe. Na primeira delas, com o secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, seguida de um encontro com diretores do Instituto Brasileiro de Petróleo e com a empresa do setor ExxonMobil em que se discutiu uma parceria de cooperação técnica. Representando o Governo de Sergipe, participam das reuniões o secretário Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho e o Superintendente executivo Marcelo Menezes.
Visando o estabelecimento de cooperação técnica entre os Estados de Sergipe e Rio de Janeiro, o grupo de trabalho sergipano foi recebido pelos gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri), no Palácio Guanabara. Além do secretário e deputado federal Vinícius Farah, o superintendente da pasta, Sérgio Coelho, recepcionou os visitantes.

Reunião com a Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro

Na primeira reunião com o secretário Vinícius Farah e o superintendente do Rio de Janeiro Sérgio Coelho foi estabelecido uma cooperação técnica com o objetivo de atrair investimentos que não sejam competitivos entre os estados na medida em que muitas das atividades poderão ser desenvolvidas simultaneamente. Eles fizeram também o alinhamento com relação à legislação e apresentaram o plano tributário que foi desenvolvido pelo governo de Sergipe.

Laércio lembrou que o Rio de Janeiro é o gigante do setor do petróleo e gás do Brasil. “Fazer esse estreitamento de relações com Sergipe é um passo muito importante, já que o estado têm expertise no tema. Estamos muito felizes com essa disposição para troca de experiências”. Já o secretário Vinícius Farah destacou que a lei do gás foi a mais importante dos últimos anos, principalmente na perspectiva de desenvolvimento do país e do setor fundamental de energia, gás e óleo. “Quero agradecer como cidadão fluminense por você ter trabalhado para transformar essa lei em uma realidade. Somos testemunhas que após a sua aprovação, os impactos que o Rio está recebendo é grande. É constante a chegada de empresas de todo o mundo que hoje afirmam que o Rio de Janeiro e também Sergipe se tornaram uma grande aposta”, disse o secretário.

Reunião com o Instituto Brasileiro de Petroleo

Ainda no Rio de Janeiro, a comitiva sergipana esteve com o presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petroleo) Eberaldo de Almeida Neto para tratar da conexão do terminal de GNL da Celse à malha de transporte e a oferta de gás por parte dos produtores para atender às distribuidoras e aos consumidores livres do Nordeste. Foi discutida também na reunião, a necessidade de oferta de gás para o polo de fertilizantes de Sergipe. Também estiveram presentes no encontro os diretores Executivos Sylvie D’Apote, Flavio Vianna e Valéria Lima e os membros do Conselho Clarisse Lins e Luiz Costamilan.

A terceira reunião foi com o vice-presidente da ExxonMobil Alberto Ferrin sobre o andamento dos investimentos no litoral de Sergipe com a perspectiva de fazer o primeiro furo exploratório um poço de gás ainda este ano. “As perspectivas então são muito boas. A empresa fez alguns uma redução dos investimentos nesse ano, mas manteve esse poço exploratório por entender que tem um grande potencial. A partir do resultado, serão feitas análises para a definição de uma programação de continuidade exploratória e para então fazer o planejamento da produção se os resultados atenderem às expectativas que existem”, explicou o Superintendente Marcelo Menezes, acrescentando que na reunião eles ainda prospectaram alternativas de novos negócios.

Compartilhe

Deixe um comentário