Regulação e aplicação da Inteligência Artificial é tema de missão oficial
O senador Laércio Oliveira está em Washington, em missão oficial pelo Senado Federal, com uma comitiva de deputados, senadores e profissionais do Brasil, para debater Inteligência Artificial e suas aplicações. A missão é organizada pela Frente Parlamentar do Brasil competitivo e entre as agendas está uma visita ao Capitólio para ouvir parlamentares sobre os debates para a regulação da IA nos Estados Unidos. E também à empresa Microsoft ouvir sobre o que a empresa pensa da regulação, que tecnologias estão em desenvolvimento e quais mecanismos garantem o uso seguro para a população.
“Essa é uma área que está em constante evolução e que vai impactar no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A soma de todas as reuniões nos ajudará na regulamentação da IA no Brasil”, afirmou o senador, que é Titular no Senado da Comissão temporária interna sobre Inteligência Artificial no Brasil.
Os parlamentares participarão também do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre os e Estados Unidos, que será realizado até a próxima sexta-feira. A missão, composta por cinco senadores e oito deputados federais.
Esse encontro do parlamento brasileiro com o governo e parlamentares norte-americanos, institutos de pesquisas e do setor privado, tem o objetivo de contribuir para ampliar a compreensão e alinhamento internacional sobre o tema.
Os parlamentares também discutirão a aplicação da Inteligência Artificial na legislação eleitoral e como ela pode ser regulada. “Um intercâmbio é fundamental pois os países estão aprendendo a nova tecnologia no exato momento em que ela é criada. O evento também contará com a presença de representantes das mais importantes empresas de tecnologia do mundo, como Microsoft, Google e a Starlink, maior empresa de satélite e subsidiária da SpaceX”, afirmou o secretário geral da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo (FBPC), deputado Júlio Lopes (PP).
A agenda começou na segunda 18, com visitas ao Brazil Institute, ao Technology Associaton e a Embaixada do Brasil e também haverá uma aula sobre inteligência artificial. Na terça-feira, os membros da missão visitarão a Universidade Georgetown, a American Telemedicine Association, onde aprenderão um pouco sobre o uso da Inteligência Artifical para auxiliar a área de saúde. Na quarta-feira, haverá uma visita à Casa Branca e a Amazon. Na quinta a pauta será no Senado, ITI e Google. O encerramento ocorrerá na sexta com visita a CIPL e a Federal Elections Commission.
Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo é um ambiente para que agentes políticos, governos, iniciativa privada e sociedade civil possam discutir e avançar em soluções para a melhoria da competitividade brasileira. Um dos maiores entraves do país é o chamado Custo Brasil, de R$ 1,7 trilhão ao ano, o que representa 19% do PIB nacional a mais, comparado aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Diante deste desafio, a Frente, formada por mais de 200 parlamentares tem entre suas prioridades as reformas Tributária e Administrativa, além da promoção de um ambiente jurídico-regulatório mais adequado, propondo a desburocratização e simplificação da legislação de incentivo à competitividade brasileira, contribuindo no processo legislativo, nas duas Casas do Congresso Nacional.