Progressistas Mulher capacita pré-candidatas para campanha eleitoral de 2022
Pré-candidatas do Progressistas Sergipe participam da capacitação ‘Mulheres no Poder’, promovida pela Fundação Milton Campos, em Aracaju, nesta segunda-feira, 4, voltada à preparação para as Eleições 2022. Para o pleito deste ano, o agrupamento já apresentou os nomes de 11 mulheres, sendo oito pré-candidatas a deputada estadual e três pré-candidatas a deputada federal.
Ao longo do dia, as pré-candidatas e suas equipes de assessoria tiveram palestras e mentorias conduzidas pelo professor Daniel Machado, diretor-presidente da empresa Machado Inteligência Política; especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Ele explicou como a troca de experiência é decisiva no processo político. “É preciso entender as dores e necessidades da população sem perder o propósito das pautas que são caras ao nosso país, sempre com muita simplicidade. Não existe fórmula mágica, no jogo político não ganha quem acerta mais ,mas quem erra menos”, declarou.
A empresária Geisa Kaline, pré-candidata a deputada federal, classificou o treinamento como importantíssimo. Segundo ela, a qualificação oferecida pelo partido tem sido fundamental para aperfeiçoar sua desenvoltura não apenas na parte técnica, mas também nos aspectos emocionais.
“Tenho aprendido sobre a importância da escuta para compreendermos o que realmente as pessoas estão precisando. Eu atuo com trabalho social há muito tempo e percebo que na política há um caminho para que possamos de fato viabilizar maiores soluções, principalmente, para quem está na base da pirâmide e pode se desenvolver através do empreendedorismo inclusivo”, afirmou Geisa.
Esse também tem sido um tempo de aprendizado proveitoso para Mariana Servente, que é pré-candidata a deputada estadual. “São lições que levamos para a vida e não apenas para a política, para que a mulher ocupe todos os espaços que desejar. Esse é o legado de Progressistas, mostrar que a política é um espaço íntegro, onde a mulher pode ter voz e vez”, disse.
A pré-candidata a deputada federal Gabriela Passos entende que o estímulo do Progressistas à participação feminina na política é uma oportunidade de trabalhar pautas que ainda merecem mais atenção quanto aos direitos das mulheres. “Eu quero estar onde as decisões estão sendo tomadas e pra isso estou me preparando. Eu enxergo que a gente precisa caminhar em todas as áreas, mas a minha bandeira é a feminina. Ainda não tivemos uma mulher eleita deputada federal por Sergipe, que defenda, por exemplo, políticas públicas para assistência da mulher vítima de após a denúncia”, citou.
Formação continuada
Desde 2019, o Progressistas Mulheres tem articulado ações que visam o protagonismo feminino nos espaços políticos. Estas iniciativas já percorreram 85% dos municípios sergipanos, conforme sua coordenadora Glória Sena. “Nosso partido é majoritariamente formado por mulheres e nos últimos anos temos percorrido o estado para fomentar a participação feminina na política. O resultado desse trabalho pode ser visto no time de sucesso que conseguimos formar de pré-candidatas
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP), valorizou o engajamento das mulheres Progressistas na construção de bases sólidas para a jornada que pretendem trilhar até o pleito deste ano. “O nosso propósito, desde o começo, é planejar um partido que tenha quadros qualificados, não só eleitoralmente, mas que tenham conteúdo político, que elas entendam todas as estratégias necessárias para se fazer uma campanha de alto nível”, afirmou Laércio.
Programação
O treinamento contará, ainda, com uma oficina de Comunicação Pública Eleitoral. Na terça-feira, 5, haverá palestra sobre conteúdos para redes sociais, com os jornalistas Carla Passos e Hugo Barbosa, além de uma palestra voltada para o despertar do poder que existe dentro da mulher, com a jornalista Isabel Ferreira.
À tarde, acontecerá uma oficina sobre Comunicação Política Eleitoral e oficina de criação, produção de conteúdo com neuromarketing e posicionamento estratégico para campanha políticas eleitorais com o filmmaker Ed Santiago e a estrategista digital Tati Gonçalves.
Fotos: Latino