Bancada de Sergipe encaminha requerimento pedindo campus da UFS em Estância
Os deputados federais da bancada de Sergipe, exceto Mendonça Prado (DEM), encaminharam indicação ao Ministério da Educação sugerindo a construção e instalação do Campus de Engenharia da Universidade Federal de Sergipe, no município de Estância.
A Universidade Federal de Sergipe tem projetos de campi focados, ou seja, com concentração em uma área, aproveitando o potencial da região. O de Estância é de engenharia, em função da natureza industrial da cidade e do norte do estado da Bahia. Estão previstos 10 cursos: Civil, Mecânica, Elétrica/Eletrônica, Computação, Química, Minas, Naval, Petróleo, Produção e Materiais.
O deputado federal Laércio Oliveira (PR), esteve em agosto do ano passado na UFS para conhecer o projeto que inclui ainda o campus do Alto Sertão tenha cursos de agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia florestal para atender as necessidades econômicas e vocacionais da região. "Temos que aproveitar esse programa de expansão do Governo federal para levar universidades para o interior do estado. A de Estância, por exemplo, beneficiará uma população de 12 municípios, que juntos tem uma população de cerca de 200 mil habitantes", informou Laércio.
No requerimento, os deputados informaram que o município de Estância possui uma economia basicamente formada por indústrias alimentícias, têxteis, metalúrgicas, fábrica de cerveja, sucos, indústrias químicas, perfumarias dentre outras e com produção em âmbito nacional e regional, fatores estes, importantes para sediar o Campus de Engeharia da UFS.
"É evidente que o município de Estância e os municípios limítrofes, terão benefícios imediatos ofertados com a implantação do Campus Universitário, pelo aproveitamento de mão-de-obra local e qualificada para o mercado de trabalho, bem como pela estratégica localização da cidade na região sul do estado Sergipe", informou o requerimento.