Frente Parlamentar do Setor de Serviços é lançada na Câmara
O deputado federal Laércio Oliveira lançou hoje, 26, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista do Setor de Serviços. O evento foi um grande sucesso e contou com a presença de mais de 230 pessoas entre deputados e presidentes de entidades representativas do Setor de Serviços do Brasil. Trata-se de um setor muito importante que corresponde a 60,5% do PIB brasileiro e segundo dados do IBGE, emprega cerca de 68% dos trabalhadores de carteira assinada.
A Frente foi constituída no âmbito do Congresso Nacional, de interesse público suprapartidário, integrado por deputados federais e senadores da República, podendo ter representações nas Assembléias Legislativas Estaduais, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais e tem como objetivo a organização e o fortalecimento do Setor de Serviços, defender a geração de emprego formal, melhor distribuição da renda, além do aprimoramento nas relações do trabalho.
Podem participar dos eventos, além dos parlamentares, entidades sindicais, associativas, instituições de ensino e pesquisas, órgãos que promovam estudos, monitoramento ou execução das políticas e temas que aprimorem e engrandeçam o Setor de Serviços. Além de acompanhar e elaborar propostas visando o aprimoramento de políticas públicas, de estímulo ao desenvolvimento econômico, combate a informalidade e a concorrência desleal e promover eventos, entre contratantes, contratados e trabalhadores;
No seu discurso, Laércio disse que "entre os objetivos da frente está a interlocução entre o Setor de Serviços, o Congresso Nacional e o governo federal, na busca de consolidar um ambiente de diálogo que reconheça a atividade de serviços como indispensável para o crescimento do país", disse, acrescentando que a atividade terciária de serviço representa 27 setores, a exemplo de informática (processamento de dados), administração de restaurantes, serviços gerais, logística e distribuição, telemarketing, engenharia de montagem, entre outros.