Gás natural e Biocombustíveis caminham juntos, explica Laércio

O senador Laércio Oliveira participou, nessa quinta-feira, (10), do lançamento da Agenda Verde – Os desafios ambientais do Brasil e da CPO30. O evento foi promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). O senador, atua nas principais pautas de energia para o Brasil, e foi o relator do Programa de Aceleração da Transição Energética – Paten (PL 327/2021), que incentiva propostas de substituição de matrizes energéticas poluentes por fontes de energia renovável.
O Paten vai expandir a produção e transmissão de energia renovável, como solar, eólica, biomassa, biogás e energia de centrais hidrelétricas, inclusive em propriedades rurais. “Todas essas iniciativas, e muitas outras que certamente ainda estão por vir, mostram que é possível, sim, caminhar unindo desenvolvimento e preservação ambiental, aproveitando as riquezas do país”, destacou o senador.
Sergipe tem contribuído para o avanço do processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, considerado o combustível menos poluente e que garantirá a segurança energética no Brasil, até que possa chegar à cenário de emissão zero caborno.
Laércio é e autor de um grupo de projetos que, juntos, incentivam a produção de gás natural, grande riqueza de Sergipe, como o Programa de Incentivo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural (o Pró-Escoar); antes disso, ainda na Câmara dos Deputados, foi relator da Nova Lei do Gás.
Há três anos consecutivos, Sergipe lidera o ranking nacional de regulamentação do mercado livre de gás natural. “Eu sou um ferrenho defensor desse que, para mim, é o combustível da transição energética. Trazer o gás e colocá-lo a serviço do desenvolvimento do Brasil. Trazer o gás e colocá-lo em posição estratégica, como ponte na transição energética,” enfatizou.
Sem esquecer que o setor de comércio de bens e serviços são os que menos poluem o meio ambiente, o senador enfatizou a colaboração que esses segmentos podem dar na construção de uma agenda verde.
AGRADECIMENTOS
O senador Laércio aproveitou a oportunidade para parabenizar o professor José Goldemberg e ex-ministro, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-SP, “Li uma coluna sua, de quase uma década atrás, em que o senhor apontava o gás natural como um bom combustível de transição, como uma boa estratégia para migrar para as energias renováveis.
Não sei se sua posição em relação ao gás mudou muito nesses dez anos, mas, se mudou, professor Goldemberg, eu desde já o convido a voltar para as fileiras dos advogados do gás natural”, finalizou.
Os debates da Agenda Verde contribuem de forma valiosíssima para que o país assuma definitivamente, de forma inequívoca, o protagonismo que lhe cabe na transição energética.