Laércio comemora a retomada da Unigel em Sergipe. O trabalho para viabilizar suprimento de gás a preços competitivos segue
A Unigel – maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados – anunciou nesta quinta-feira, 17, a reabertura da fábrica de Laranjeiras. O senador Laércio Oliveira comemorou a notícia da reabertura, ainda que em caráter temporário, graças ao apoio do governador Fábio Mitidieri. O parlamentar lembra que a luta foi grande para essa reabertura, mas para a solução permanente e sustentável economicamente, é preciso ter um suprimento de gás a preço competitivo, compatível com os praticados nos países que também produzem fertilizantes.
“É preciso que o programa Gás para Empregar do governo federal consiga viabilizar uma redução expressiva no preço do gás natural.
“É preciso que o programa Gás para Empregar do governo federal consiga viabilizar uma redução expressiva no preço do gás natural. O programa visa incentivar o processo de reindustrialização nacional através do aumento da produção de gás nacional, gerando emprego e renda e trazendo segurança energética para o Brasil.
Laércio explicou ainda, que paralelamente tem trabalhado no Senado para aprovar projetos para melhorar o ambiente de negócios, como foi a Lei do Gás, um importante marco para o setor. “A perspectiva, a partir de 2028, é de produção de 240 mil barris de petróleo por dia e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia no estado de Sergipe, através do Projeto Sergipe Águas Profundas. Por isso, me dediquei à elaboração do Projeto de Lei que cria estímulo ao escoamento e consumo de Gás Natural (Proescoar), que prevê benefícios para aumento da produção nacional e desenvolvimento do mercado de gás natural no país”, disse.
Outro projeto de autoria do senador que tramita no Senado é o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert), que está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira. “O Brasil importa pelo menos 85% dos fertilizantes utilizados no agronegócio. A guerra entre Rússia e Ucrânia agravou a dependência do fertilizante importado, impactando a economia brasileira. Reduzir a dependência da importação eleva o resultado da balança comercial do nosso país e é isso que que aponta para um país sólido, forte e pujante. Sergipe é a nova estrela do gás, porque nós temos essa riqueza em abundância. Portanto, o nosso estado surge com uma solução”, disse.
Unigel
Segundo Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel, a movimentação acontece após discreta melhoria do ciclo petroquímico como um todo. “O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”, explica Roberto.
Adicionalmente, a Unigel retomou esta semana a produção da Unidade de Estireno localizada em Cubatão (SP) e, a partir de setembro, a fábrica de Sergipe também volta às atividades operacionais. Além disso, segue em tratativa com a Petrobrás voltada para os projetos da companhia focados em energia renovável e fertilizantes, conforme em comunicado veiculado em junho deste ano.