O Senador do Emprego

Laércio comemora aprovação de mudança no cálculo do fator previdenciário

Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) uma proposta de mudança no fator previdenciário, que é o cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias. O deputado federal Laércio Oliveira comemorou a aprovação da emenda porque atualmente, o fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

“A alteração aprovada propõe a chamada fórmula 85/95, pela qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais (com base no teto da Previdência, atualmente R$ 4.663,75) se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deve ser 80 e para professores, 90. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continue sendo reduzida por meio do fator previdenciário”, informou Laércio.

O governo e o PT fizeram reiterados apelos para que a emenda fosse rejeitada. Laércio acha um contrassenso, porque acabar com o Fator Previdenciário tem tudo a ver com a perspectiva do Governo de distribuir renda. “Porque ele penaliza especialmente aquela faixa econômica dos que começam a trabalhar mais cedo. Leia-se: os de menor poder aquisitivo”, disse.

"Mexer na aposentadoria é mexer na vida das pessoas. A luta é pelos aposentados. Por que se desconta imposto de renda dos aposentados justamente nessa fase da vida que eles mais precisam de recursos para comprar remédios e cuidar da saúde? É um desrespeito aos nossos idosos. Continuarei na briga para acabar com esta distorção”, afirmou Laércio Oliveira.

Compartilhe

Deixe um comentário