O Senador do Emprego

Laércio destaca a importância de se preservar a praça São Francisco

Compartilhe

No dia em que Sergipe comemorou 191 anos de emancipação política, o mundo ganhou como presente mais um patrimônio histórico e cultural: a Praça São Francisco, localizada na cidade de São Cristóvão, primeira capital do Estado e quarta cidade mais antiga do Brasil.

E foi na festa em comemoração a Independência de Sergipe que o governador Marcelo Deda, recebeu da Ministra da Cultura Ana de Hollanda, a entrega oficial do diploma que reconhece a Praça São Francisco, em São Cristóvão, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Também participaram do evento o ex-ministro Juca Ferreira, que teve participação determinante para a concessão do título, o embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes, que também é embaixador e representante permanente do Brasil na Unesco, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, além de parlamentares, empresários, autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Para o deputado federal Laércio Oliveira, a emancipação política é um marco para o estado que deve ser lembrado e comemorado. "O dia de hoje é importante para todos os sergipanos porque significa a independência do estado, quando ele se desvincula da Bahia, para começar a escrever a sua história; para caminhar com independência e construir seu próprio caminho. Para mim, participar dessa comemoração é uma honra e um privilégio.", afirma.

O parlamentar destaca também a importância do título recebido pela Praça São Francisco. "Esse patrimônio, não nos pertence mais. Ele está em nosso território, mas agora pertence ao mundo. Precisamos preservar a originalidade da praça e compete a cada um de nós, a cada um dos moradores de São Cristóvão, a cada um sergipano e brasileiro, lutar pela preservação e manutenção desse patrimônio".

Durante a festa de comemoração houve também apresentação de grupos folclóricos como os Parafusos, e as Caceteiras de São Cristóvão, e ainda a apresentação da Lira São Cristovense e da Orquestra Sanfônica de Sergipe.

Compartilhe

Deixe um comentário