O Senador do Emprego

Laércio destaca geração de 4 mil empregos na implantação do Projeto Carnalita

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira participou nesta segunda-feira, 23, da solenidade de assinatura de autorização do Projeto Carnalita. O evento foi realizado na sede da Vale, em Rosário do Catete, e contou com a presença da presidente da república Dilma Rousseff.

O projeto consiste na extração da carnalita para produção de potássio, indispensável na composição de fertilizantes. Os investimentos podem chegar a US$ 4 bilhões. O contrato foi assinado pelo presidente da Vale, Murilo Ferreira, e pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.

O deputado federal Laércio Oliveira destacou a importância da geração de 4 mil empregos diretos já na implantação. "O projeto assinado hoje significa um investimento grande para o nosso estado, consolidando Sergipe como grande produtor de fertilizantes, além de trazer progresso e geração de emprego. O Brasil é hoje o maior produtor de alimentos do mundo, porém, necessita importar quase 90% dos fertilizantes necessários para o plantio. Com o projeto Carnalita a realidade passa a ser outra", destaca.

O governador de Sergipe Marcelo Déda disse que essa uma conquista de todos os sergipanos. "A carnalita é a garantia de que estamos dando um passo para a autonomia dos fertilizantes, e mais uma vez vamos utilizar o rico solo de Sergipe para ajudar no desenvolvimento do país", ressaltou.

Dilma Rousseff explicou que o Projeto Carnalita é fruto de um entendimento estratégico entre a Petrobras e a Vale. "Se por um lado o governo sabe da importância da extração do potássio para que nosso país se torne mais sustentável, como a agricultura é mais produtiva, do outro era fundamental que as duas grandes empresas desse país dessem as mãos, para permitir solucionar todas as condições de tornar esse projeto bem sucedido", afirmou a presidente, acrescentando que trata-se de um projeto que viabiliza a agricultura verde em no país, tornando-o cada vez mais desenvolvido.

Compartilhe

Deixe um comentário