O Senador do Emprego

Laércio discute a atração do projeto Dom Helder para apoio a agricultores familiares do sertão

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira  se reuniu com o secretário nacional de Agricultura Familiar, José Ricardo Roseno, acompanhado do delegado Federal de Desenvolvimento Agrário de Sergipe, Pedro Lacerda. O objetivo foi tratar da priorização dos investimentos para o semiárido do estado com regularização fundiária e crédito fundiário para os pequenos agricultores e também discutir o lançamento da segunda fase do Programa Dom Helder Câmara, que acontecerá em Sergipe nos dias 9 e 10 de março. O secretário vai a Sergipe lançar o programa a convite do deputado Laércio.

“O projeto vai atender os agricultores familiares dos municípios de Canindé, Poço Redondo, Porto da folha, Monte Alegre, Glória, Gararu e Lourdes. Trata-se de uma ação operacional descentralizada da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário no Nordeste de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido”, explicou o parlamentar.
 
O Projeto Dom Helder Camara ao longo de sua atuação se consolidou, fundamentalmente, por desenvolver uma proposta de Assessoria Técnica Permanente, multidimensional, diferenciada, concebida como uma ação contínua e sistêmica, focada nas demandas, objetivos e áreas de resultado de interesse das famílias beneficiárias e referendada em posicionamento técnico e avaliações participativas que garantem a viabilidade das proposições apresentadas. O Projeto atua hoje em 6 estados do Nordeste Brasileiro, envolvendo 8 Territórios Rurais e são atendidos 60 mil trabalhadores rurais.

Entrega de carros

Laércio Oliveira discutiu ainda sobre a entrega dos 30 carros e notebooks para a atuação dos técnicos extensionistas de Sergipe que dão o apoio aos agricultores familiares no campo. De acordo com o secretário, o extensionista é considerado uma espécie de mão amiga na produção rural. “São 2,5 milhões de famílias do campo atendidas em todo o país. E a execução desses serviços só é possível porque 16 mil técnicos compartilham, todos os dias, conhecimento e experiências para o meio rural”, explicou.

Os recursos liberados serão aplicados pela Emdagro para aquisição de veículos e notebooks a serem distribuídos as Unidades Operativas da empresa. “Os equipamentos contribuirão para a boa prestação das atividades pelos técnicos extensionistas da empresa. O investimento é de suma importância porque aquele agricultor familiar que tem assistência técnica continuada possui uma rentabilidade por hectare de até quatro vezes mais do que aquele agricultor que não recebe esse atendimento. Isso comprova a sua importância para a agricultura familiar”, disse Pedro Lacerda.

O delegado Pedro Lacerda destacou a importância dos investimentos para os agricultores familiares do semiárido, que sofrem muito com as intempéries climáticas. “Agradeço o empenho do deputado Laércio para a liberação desses recursos, bem como, o apoio do parlamentar para as diversas ações realizadas pela SEAF no estado de Sergipe”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário