Laércio é eleito vice-presidente da Frente Parlamentar da Radiodifusão
O deputado federal Laércio Oliveira é vice-presidente da Região Nordeste da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão lançada na Câmara dos Deputados essa semana. Com o objetivo de articular a aprovação de projetos de interesse do setor de rádio e TV, uma das bandeiras da frente também será a defesa da liberdade de expressão e de imprensa.
“Essa frente irá, neste momento propício, também levantar a questão da liberdade de imprensa. É imprescindível um país como o nosso ter essa liberdade, é imprescindível um país como o nosso ter esta obrigação de defender a imprensa”, disse o presidente da Frente Eli Corrêa Filho (DEM-SP) no ato de lançamento.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participou da cerimônia e afirmou em discurso que o país vive “uma crise da viralização do ódio através das fake news”.
O deputado Laércio também defende a liberdade de imprensa e a importância da radiofusão com seu papel de informar a sociedade e fortalecer a democracia.
O presidente da Associação Brasileira de Rádios e TV (ABERT), Paulo Tonet Camargo, afirmou que a criação do grupo de parlamentares é um reconhecimento ao papel do rádio e da televisão no Brasil. “É um milagre um país que tem a dimensão do Brasil falar a mesma língua. Um dos responsáveis por isso é a radiodifusão”, defendeu.
Como prioridade de matéria a ser debatida pela Frente, Tonet destacou a ativação do chip FM nos celulares montados e produzidos no Brasil, projeto prestes a ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. “Os chips já existem, mas vêm bloqueados. O desbloqueio não terá nenhum custo para a população nem terá impacto no valor dos aparelhos, apenas aumentará a utilidade do aparelho para o consumidor”, reforça.
Outras pautas que serão defendidas pela frente são a conclusão dos processos de migração do rádio AM para FM, a digitalização da TV analógica e a redução das assimetrias regulatórias. “Modernização é palavra-chave que a Frente quer proporcionar”, disse Laércio.