Laércio é o deputado federal de Sergipe mais influente nas redes sociais
Laércio Oliveira é considerado o deputado federal mais influente nas redes sociais no primeiro semestre de 2019. Esse é o resultado do estudo do FSB Influência Congresso que capturou 608.438.100 interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) de indivíduos com os perfis dos 594 parlamentares nas redes sociais (todos os deputados e senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes sociais monitoradas: Facebook, Twitter e Instagram).
“Numa época em que a sociedade está de olho em todas as ações dos políticos, acompanhando as redes sociais, esse resultado me deixou muito feliz. Eu sempre procuro trabalhar com transparência e as redes sociais possibilitam isso”, disse Laércio.
Do total de interações, o PSL foi responsável por 40,6% das curtidas, comentários e compartilhamentos existentes nas redes sociais. O partido que ficou com a segunda colocação na quantidade de interações foi o PT, com 11,6%. O PSOL foi o terceiro partido com maior quantidade de interações (11,4%).
Os parlamentares brasileiros fizeram 430.770 postagens nas redes sociais no primeiro semestre legislativo deste ano. O Facebook é a rede social preferida do Congresso Nacional, concentrando 42,6% do total de postagens. Twitter e Instagram tiveram 32,9% e 24,5% das postagens, respectivamente. Entretanto, o Instagram foi a rede social que gerou o maior número de interações no ambiente digital: 40,7% das interações com os parlamentares foi realizada por meio da plataforma.
Cabeças do Congresso
Recentemente, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) avaliou que Laércio é um dos 100 cabeças do Congresso pelo quinto ano consecutivo. Laércio Oliveira foi o parlamentar sergipano que mais apresentou e relatou projetos. Ele já apresentou 1218 proposições, sendo que dessas 147 são projetos de lei e 402 relatorias.
Laércio, na avaliação do Diap, é “negociador”, em geral líderes ou vice-líderes partidários. “São aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Os negociadores, normalmente parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões, procuram previamente conhecer as aspirações e bases de barganha dos interlocutores para estabelecer sua tática de convencimento. São atributos indispensáveis ao bom negociador, além da credibilidade, a urbanidade no trato, o controle emocional, a habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, capacidade de transigir. É bom negociador aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político”, informou o Diap, na pesquisa.
Ele foi selecionado pela sua forte atuação em defesa do desenvolvimento socioeconômico do País, notadamente nas questões voltadas para Infraestrutura, relações do trabalho, carga tributária, legislação, dentre outros.