O Senador do Emprego

Laércio e secretário de Desenvolvimento buscam investimentos para distritos industriais de Sergipe

Compartilhe

Com o objetivo de captar recursos federais para construir galpões em núcleos e distritos industriais de Sergipe e assim estimular a instalação de indústrias no estado, o senador Laércio Oliveira realizou uma reunião com o relator geral do Orçamento em 2024, Luiz Carlos Motta e os gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães. O encontro aconteceu no seu gabinete em Brasília, nesta quinta-feira, 5. Outras reuniões estão agendadas para buscar recursos. São necessários R$ 200 milhões ao todo.

“A maioria dos empresários, quando chega em Sergipe para instalar sua indústria, prefere locais que já dispõem de infraestrutura com galpões, modernização, investimentos na área elétrica, internet e temos hoje essas carências nas áreas do estado. Além disso, os empresários que já estão aqui e querem expandir os negócios, também ficam atraídos a ampliar o investimento ao contar com mais investimentos”, destacou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

“Imagine uma empresa que está instalada em São Paulo numa área importantíssima hoje como Guarulhos ou Ribeirão Preto e quer expandir seu parque fabril quer colocar uma unidade em Sergipe e encontra a área preparada para a sua atividade. Então nós fizemos esse diagnóstico e contratamos os projetos de engenharia para termos conhecimento do montante do valor de cada obra e o tamanho da obra”, explicou, acrescentando que o passo que está sendo dado agora é a captação de recursos.

Laércio lembrou que a indústria vai onde o gás está e por isso Sergipe vive um momento de grande visibilidade. Por outro lado, os distritos precisam de investimentos. “O objetivo é gerar mais emprego e renda em Sergipe. Espaços industriais bem estruturados representam um diferencial competitivo entre os estados da região Nordeste. Assim, competiremos em igualdade com estados vizinhos”, explicou.

“A oferta de gás abundante que teremos nos próximos anos, por si só, já é um grande atrativo”, assegura o secretário Valmor Barbosa, ao citar, também, que o Estado possuiu uma localização geográfica privilegiada, mão de obra qualificada, dentre outros itens. “Além disso, Sergipe tem muito a oferecer no quesito de segurança jurídica. O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) é um dos melhores programas de incentivos econômico e industrial do Brasil”, ressaltou.

O senador Laércio Oliveira completou destacando a importância da geração de emprego e renda. “Esse projeto de interiorização dos empreendimentos é fundamental para a geração de empregos em vários municípios, aproveitando as vocações regionais. Atualmente existem em Sergipe distritos industriais em Aracaju, Estância, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. Tem o meu apoio todos os projetos que signifiquem geração de empregos. Acredito no valor fundamental do trabalho. Digo e repito sempre: a carteira assinada é a melhor política social que existe. A carteira assinada oferece dignidade ao trabalhador”.

Compartilhe

Deixe um comentário