O Senador do Emprego

Laércio está entre os parlamentares mais influentes do Brasil

Compartilhe

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP), divulga 22ª edição da Série " Os Cabeças” do Congresso Nacional". A pesquisa revela os 100 parlamentares mais influentes em 2015. Dentre eles está o deputado federal Laércio Oliveira (solidariedade/SE). Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.

Segundo o coordenador da pesquisa, Antonio Augusto de Queiroz, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, a pesquisa destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
O levantamento deste ano registra também o avanço do grupo de apoio ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Vários dos novos “Cabeças” de 2015 são ligados ao político fluminense.

Para o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Diap, a edição de 2015 reflete a desarticulação da base governista. “Percebe-se um déficit de coordenação política da parte do governo. A dita base aliada não trabalha de forma coordenada, e vários dos deputados e senadores que são nominalmente aliados trabalham contra o governo no dia a dia”.

“O orgulho de ser deputado federal é o que me alimenta a cada dia. É a vontade de traduzir em cada atitude a importância do voto de confiança que recebi dos sergipanos que acreditaram nas minhas palavras e a consciência de que não tenho o direito de decepcionar nenhum deles, inclusive daqueles que não votaram em mim", disse Laércio Oliveira.

Formulador
Laércio está classificado na categoria formulador, ou seja, de parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em deter minada área, a ponto de formular sobre os temas  que dominam.   São, certamente, os parlamentares  mais  produtivos,  embora  tenham  menos  visibilidade que os debatedores.

O saber, a qualidade intelectual e a  especialização,  embora  não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores.

O debate, a dinâmica e a  agenda  do  Congresso  são  fornecidos basicamente   pelos   formuladores,   que   dão   forma   às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera.  Não ocupam, necessariamente,  posto  de  líder  político  ou partidário.

Compartilhe

Deixe um comentário