O Senador do Emprego

Laércio faz parte de frente parlamentar do Ensino Técnico Profissionalizante

O objetivo de contribuir para o aprimoramento de matérias legislativas na área

Compartilhe

A Frente de Apoio ao Ensino Técnico Profissionalizante tem, entre suas finalidades, o objetivo de contribuir para o aprimoramento de matérias legislativas na área. “As escolas técnicas são importantes porque oferecem cursos mais afinados com as realidades locais, o que ajuda a dinamizar economicamente as regiões onde estão instaladas”, defendeu o deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE), que é membro da frente e também vice-presidente da CNC (Confederação Nacional de Comércio, Serviços e Turismo), entidade que inclui o Sesc e o Senac.

No lançamento da frente, o secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, professor Eliezer Moreira Pacheco falou sobre o Pronatec pelo qual o governo pretende oferecer 2 milhões de vagas no ensino médio profissionalizante. “Além da utilização da rede do Sistema S, o governo pretende construir novas unidades dos Institutos Federais de Educação Tecnológica. A expectativa é concluir o governo Dilma com 600 unidades”, disse. O Pronatec ainda está sendo elaborado pelo executivo. O secretario adiantou que os membros da frente parlamentar serão informados em primeira mão do teor da proposta do governo.

Só para se ter uma idéia da necessidade de ensino técnico, o Sebrae fez uma sondagem especial que identificou que a falta de trabalhador qualificado  afeta 69% da indústria. Os resultados apresentados apontam que o principal impacto recai sobre a produtividade e qualidade dos produtos das empresas industriais, e que a maior dificuldade para se vencer o problema é a baixa qualidade da educação básica. A escassez de profissionais qualificados, impacta diretamente na competitividade da indústria brasileira, afetando a produtividade e a qualidade.

Compartilhe

Deixe um comentário