O Senador do Emprego

Laércio Oliveira e a coragem de cortar na própria carne

Compartilhe

Algumas atitudes indicam justamente a estatura de quem as toma. E em momentos de crise como o que estamos passando, isso fica ainda mais evidente. Por isso que vale atentar para trecho de matéria da assessoria do deputado federal Laércio Oliveira (Progressistas). Uma das vozes mais equilibradas na defesa de seus ideais e princípios no Congresso Nacional, por ter uma ligação muito forte com o setor produtivo, poderia ser aceitável que Laércio se posicionasse contra Medida Provisória do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) que retira 50% dos recursos do chamado Sistema S. Seria normal que ele se posicionasse contrário sobre o contingenciamento dos recursos por 90 dias. Na mesma entrevista, destacada na matéria, que foi concedida a André Barros e Danielle Ferreira, da rádio Nova Brasil FM, na manhã da segunda-feira, 6, Laércio fala também sobre sua posição favorável a utilização do fundão eleitoral para o combate a pandemia de coronavírus, além de destacar a importância de que questões políticas sejam deixadas de lado nesse momento. Vamos ao trecho da matéria, depois voltamos a comentar.

“Laércio Oliveira lembrou é favorável à Medida Provisória apresentada pelo Governo Federal que retira 50% dos recursos do Sistema S pelos próximos 90 dias. Ele destacou que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe tem uma boa saúde financeira, devido ao trabalho de gestão realizado pela diretoria e conselho do Sesc e Senac. Segundo ele, o sistema pode operar com seus os recursos por um período, sem demissões. “Sesc e Senac desenvolvem várias atividades e serviços para a população. São quase 800 trabalhadores que atuam em todo sistema em Sergipe. Hoje nós sobrevivemos com recursos oriundos da classe empresarial que sustenta todo o sistema através de contribuição compulsória. Aqui no estado também estamos fazendo um excelente trabalho de gestão com recursos próprios dos nossos serviços locais. Sei da importância que este corte de recursos do nosso sistema trará de benefícios no combate ao Covid-19. Para nós em Sergipe, conseguiremos suportar com tranquilidade e sem nenhuma demissão durante estes 3 meses de perda de receita. É o nosso papel e nossa contribuição para o momento que passa o país. E vou além, sou completamente a favor de migrar dinheiro do Fundo Eleitoral para o combate a esta pandemia. O momento é de proteger a sociedade e garantir que todos passemos por esse problema, para voltar à vida ativa sem dificuldades” afirmou o presidente do sistema. Na entrevista, Laércio Oliveira lembrou que é necessário despolitizar a questão da pandemia, por ser algo que envolve a vida das pessoas. Para ele, não é justo colocar vidas em risco, meramente por politização do problema. “É necessário despolitizar a pandemia. Precisamos ter serenidade para enfrentar a situação. Acho que as medidas que o Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju estão tomando são corretas, mas existem coisas que podem ser repensadas, para reaquecer a economia nesse período. Cabe a cada pessoa tomar consciência de se proteger, proteger aos outros e evitar a transmissão do coronavírus”, finalizou.”

Percebe, leitor e leitora, como é importante ser fiel aos seus princípios? Por ter, como já dito aqui, ligação com o setor produtivo, Laércio Oliveira sabe que governos não produzem riquezas, que elas são produzidas por quem trabalha e paga imposto. Mas identifica, num momento como esse, que não se pode jogar absolutamente tudo nas costas do mesmo governo. Que é preciso esforços por parte de todos em momentos críticos como o que estamos passando. Assim como também é uma questão de coerência entender que recursos públicos para serem utilizados nas eleições podem, e até mesmo devem, ser usados, agora, para o bem comum, que é o combate ao mal maior que é a covid-19, causada pelo novo coronavírus. A coluna não nega que tem uma simpatia pela forma como Laércio Oliveira conduz o seu mandato. E, para ficar claro, isso não significa concordar com 100% dos seus posicionamentos no Congresso Nacional. Mas é muito digno ver alguém que defende suas posições sem radicalismos desnecessários, sem passar o tempo inteiro em que se está sob os holofotes jogando para a plateia, mas agindo de outra forma nas horas decisivas. Não é a toa que Laércio apareceu, recentemente, como o parlamentar sergipano mais influente em Brasília. É que, neste momento em que tudo parece caminhar para a loucura e a beira do precipício, equilíbrio, respeito a própria história e coerência acabam sendo fundamentais para que se possa fazer o que todos os parlamentares foram eleitos para fazer: cuidar do interesse público, das necessidades da população, acima de tudo. E é isso o que Laércio Oliveira vem fazendo. E muito bem, diga-se de passagem, conforme suas posturas analisadas aqui nesta coluna atestam.

*Jornalista Anderson Christian – Jornal Correio Correio de Sergipe – dia 07 /04/2020 – Caderno A2 – Opinião

Compartilhe

Deixe um comentário