O Senador do Emprego

Laércio Oliveira participa no Simbracs de debate sobre modernização das relações do trabalho

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira participou do debate sobre a modernização das relações de trabalho no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), nesta terça-feira, 12. O evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reuniu autoridades, empresários, empreendedores, gestores públicos, profissionais liberais, trabalhadores, especialistas e acadêmicos dos setores de audiovisual, transporte, entretenimento, restaurante, turismo, varejo, atacado, armazenagem, saúde, educação, finanças, entre outros.
 
Em seu discurso, o deputado defendeu a regulamentação da terceirização para que o trabalhador deixe de ser tratado como se fosse de segunda categoria. "Hoje o Brasil tem 12 milhões de terceirizados e daqui a 10 anos, serão 30 milhões. Não faz sentido que não exista uma lei que proteja esses trabalhadores", disse o parlamentar.
 
O deputado defendeu também a flexibilização da CLT que depois de mais de 60 anos tem centenas de artigos obsoletos. "Há lacunas crescentes, por exemplo, nos mercados de tecnologia da informação, engenharia, diversão e arte, petróleo e gás, terceirização, emprego por tarefa, mineração, empresa individual, entre outros. Hoje a inflexibilidade para contratar é, sem dúvida, o mais grave problema da legislação trabalhista, pois impede a competitividade das empresas. Assim, o protecionismo exagerado da legislação laboral brasileira torna mais difícil o acesso ele por parte de trabalhadores já discriminados, como mulheres, jovens e idosos", afirmou.
 
Participaram do painel com o deputado, o sócio-fundador da AeC Contact Center Cássio Azevedo, o presidente da Cebrasse Paulo Lofreta, o presidente da Abrasel Paulo Solmucci e o dirigente da Executiva da CUT, Valeir Ertle. O moderador foi o secretário das Relações do Trabalho, Manoel Messias.
 
Simbracs
Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Simbracs faz parte das ações do Plano Brasil Maior e do Plano Plurianual do governo federal para alavancar o setor. O objetivo foi fortalecer as políticas públicas que promovam a inovação, a competitividade e a internacionalização do setor terciário brasileiro, com foco no bem estar do consumidor. No evento, foram montados estantes com soluções em inovação como a loja e o restaurante do futuro, plataformas de comércio eletrônico, o uso e aplicabilidade de etiquetas inteligentes e impressoras 3D.
 
"O encontro é um compromisso para a ampliação dos canais de articulação e diálogo entre os setores público e privado, e trabalhadores. Convidamos a força empreendedora do Brasil a participar conosco deste evento", destaca Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
Participam do Simbracs empresários como Chieko Aoki (presidente da rede Blue Tree Hotels), Fernando Yamada (presidente da Associação Brasileira de Supermercados), José Galló (presidente das Lojas Renner), Laércio Consentino (presidente do Totvs), Guilherme Loureiro (presidente do Walmart Brasil), Otávio Azevedo (presidente da Andrade Gutierrez), além de Maurício de Sousa (presidente da Maurício de Sousa Produções e criador da Turma da Mônica).

Compartilhe

Deixe um comentário