O Senador do Emprego

Laércio Oliveira realiza sessão solene em homenagem ao Seac-RJ

Compartilhe

O Sindicato de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro foi homenageado no Plenário da Câmara dos Deputados pelos seus 50 anos de história. A homenagem foi uma iniciativa do deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE), que presidiu a sessão.

A sessão solene foi aberta pelo deputado federal Mauro Benevides (PMDB/CE), que é membro da mesa da Câmara dos Deputados e contou com discursos do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental, Ricardo Garcia e representantes de diversas entidades do setor de serviços.

Laércio Oliveira aproveitou a oportunidade para convocar a presença dos empresários em Brasília para acompanhar a votação de importantes projetos como o PLP 200/12 que trata do fim da multa de 10% sobre todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no caso de demissão sem justa causa, que está na pauta no próximo dia 3. O parlamentar lembrou também da importância de se aprovar na CCJC no dia 9 a regulamentação da terceirização. O presidente da Fenavist, Odair Conceição reforçou o pedido citando a frase de Rui Barbosa: "Só é digno dos seus direitos quem luta por eles".

Segundo Laércio Oliveira, nunca um setor tomou conta do plenário da Câmara, mas ainda falta um longo caminho para caminhar. "O setor de serviços representa quase 70% do PIB, mas porque o governo não ouve os empresários antes de tomar as decisões?”, questionou, dizendo esse é o desafio do setor que tem voz, mas é preciso ter vez. Para isso, é preciso mobilização dos empresários. “Essa casa respeita a pressão”, explicou.

A Força do Setor
Na ocasião, foi lançada a pesquisa "A Força do Setor", que revela, além do aspecto da formalização, da capacitação e treinamento de cidadãos fluminenses, também o grande potencial que as empresas deste setor movimentam junto aos diversos fornecedores, entre eles, os dos ramos de alimentação, uniformes, transportes, produtos, utensílios e equipamentos de limpeza, bem como da elevada carga tributária revertida aos cofres públicos.

"Este é um reconhecimento de imenso valor para o Seac-RJ. Trata-se de um
sindicato que representa cerca de 1500 empresas, que geram mais de 210 mil empregos diretos, logo, agrega valor social e econômico ao estado do
Rio", afirmou Ricardo Garcia, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental.

Do ponto de vista do número de contratos terceirizados e das áreas a serem
limpas, os empresários do setor no Estado, ouvidos pelo Seac-RJ, estimam
que o mercado venha evoluindo a taxas superiores aos 10% ao ano desde 2006. Em 2012, estes empresários calculam que o segmento tenha crescido cerca de 11% e as estimativas para 2013 e 2014 são de mais 13% ao ano.

Compartilhe

Deixe um comentário