Laércio quer educação ambiental nos meios de comunicação
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4048/2008 de autoria do deputado Laércio Oliveira que dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de propaganda gratuita educativa, nos meios de comunicação brasileiros, incentivando a proteção do meio ambiente. Seriam propagandas de 30 segundos durante a programação diária do sistema de radiodifusão e de televisão brasileiros e de um quarto de página nos veículos impressos.
De acordo com Laércio, nos últimos dias, o incentivo à proteção do meio ambiente é cada vez maior e necessário. "Para tanto, devemos aproveitar a abrangência e a popularização de nossos meios de comunicação. Essa propaganda trará educação ambiental aos cidadãos que não têm condições de arcar com sua educação e, também, não têm tempo suficiente para dedicar o seu desenvolvimento intelectual", afirmou no projeto.
O parlamentar observa que muitas vezes o cidadão ao invés de investir em educação, compra uma televisão, um rádio de pilha ou revistas. "Por isso esses são meios importantes no processo de educação ambienta", informou.
Nas escolas
O deputado também apresentou um projeto de lei 876/2011 que institui a educação ambiental como disciplina que deverá ser específica nos currículos do ensino fundamental e médio. "Medidas urgentes devem ser adotadas para que as próximas gerações não venham sofrer as conseqüências dramáticas causadas pelas ações mal planejadas pelas gerações atuais e estejam aptas para o uso consciente e equilibrado dos recursos naturais", diz.