Laércio realiza curso de capacitação em orçamento para prefeituras
A Universidade Tiradentes sediou durante esta sexta-feira, 23, o "Seminário de Introdução à Elaboração e Execução Orçamentária", no auditório do Bloco D, Campus Aracaju Farolândia. O evento foi idealizado pelo deputado federal Laércio Oliveira, que estendeu o convite para realizar o evento para toda a bancada federal do estado. Na platéia, prefeitos e gestores municipais de diversas cidades sergipanas atentos à palestra de Thiago Andrigo Vesely, consultor especialista em orçamento do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, em Brasília.
De acordo com Laércio Oliveira, o evento foi criado para capacitar tecnicamente prefeitos e gestores do Estado para elaborar projetos e captar recursos nos ministérios. "Temos estudos que mostram que recursos disponíveis no orçamento da União não são bem aproveitados pelos gestores municipais. E isso muitas vezes acontece em função da falta de conhecimento", diz o parlamentar.
Thiago Vasely miistra o seminário que acontece pela manhã e pela tarde. Segundo Laércio, no Nordeste, 32% de todas as propostas apresentadas ao Governo Federal são devolvidas por terem algum erro, quer seja de projeto ou de cálculo. "Em Sergipe, infelizmente, temos um número considerável de falhas em muito mais do que 30% dos projetos que são encaminhados e, por isso, não conseguem alcançar seu propósito", afirma.
A Universidade Tiradentes apoiou a iniciativa, dando todo o suporte necessário. "Cedemos espaço para que eles fizessem um bom trabalho em benefício da sociedade. Aqui, os prefeitos vão receber orientação de um técnico especializado do Congresso Nacional, que explicará como eles devem buscar verbas para ajudar os seus municípios. A Unit não fica de fora desses acontecimentos, porque sempre que for necessário ajudar o Estado nós estaremos juntos", afirma o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit.
Conteúdo
Entre os diversos assuntos abordados por Thiago Vesely, destacam-se o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). "O objetivo foi trazer muita informação para que os gestores não só angariassem recursos públicos junto à União, como também efetivassem melhor a execução das emendas. Hoje temos um nível alto de não execução por conta de erros de cadastramento de projetos, por falta de informação, de prestação de contas da prefeitura por causa da perda de prazos. Isso a gente vai alertar bastante aos gestores, para que não aconteça mais e que os recursos de fato cheguem a Sergipe", diz Thiago Vasely.