O Senador do Emprego

Setor de ensino privado faz parte da Frente Parlamentar de Serviços

Compartilhe

O deputado federal Laércio Oliveira esteve na reunião da Federação Nacional das Escolas Particulares, em Brasília, onde a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou dados sobre o setor no Brasil. A Federação representa mais de 70% das escolas e universidades particulares do País e faz parte da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, presidida pelo parlamentar. O deputado esteve na reunião com a presidente da federação, a professora Amábile Pácios.

De acordo com dados da FGV, 22% dos brasileiros são usuários de serviços da rede privada de ensino. E a maior concentração de usuários está na região Sudeste do País. Quando se trata de estados, São Paulo e Pernambuco têm o maior número de matriculados proporcionalmente à população.

De acordo com o deputado federal Laércio Oliveira, esses dados demonstram um panorama econômico do Brasil. Por exemplo, quando se trata de universidades, os cursos que tem o maior número de matrículas são Direito, Administração, Enfermagem, Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. “Há poucos anos o curso de Engenharia Civil estava na 37ª posição e agora já está entre os oito mais procurados, o que demonstra que os jovens estão entendendo a necessidade que o país está tendo de profissionais dessa área”, disse o parlamentar.

Outro curso que cada vez tem uma procura maior é o de empreendedorismo, com mais de 1000% de aumento, segundo a pesquisa. “Esse é um dado muito importante que demonstra que está aumentando o interesse dos jovens em empreender, o que é muito importante para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Laércio Oliveira.

Compartilhe

Deixe um comentário